VEM AÍ UM NOVO SITE

Pesquisa revela por que ficamos mais resfriados e gripados no frio

Cientistas descobriram que o ar frio no inverno enfraquece a resposta imunológica no nariz, tornando as pessoas mais suscetíveis a doenças respiratórias. Esta descoberta representa a primeira explicação biológica e molecular de como temperaturas mais frias afetam a resposta imune inata do corpo, de acordo com a rinologista Zara Patel, professora de otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço em Stanford..

Estudos revelaram que uma redução de apenas 5ºC na temperatura interna do nariz resulta na perda de quase metade das células e vírus que combatem bactérias nas narinas. O ar frio está associado ao aumento de infecções virais, pois reduz significativamente a eficácia do sistema imunológico no nariz, de acordo com o autor do estudo, Benjamin Bleier, diretor de pesquisa translacional em otorrinolaringologia do Massachusetts Eye and Ear e professor associado em Harvard Medical School, em Boston..

O estudo também revelou que o nariz cria vesículas extracelulares (VEs) que atuam como iscas para vírus, impedindo sua entrada no corpo. No entanto, o frio reduz a produção de VEs e suas capacidades imunológicas.

A pandemia da COVID-19 destacou a importância das máscaras, que não apenas protegem contra a inalação direta de vírus, mas também funcionam como uma espécie de “suéter” para o nariz, ajudando a manter o ambiente intranasal mais quente e protegendo a imunidade.

No futuro, essa pesquisa pode levar ao desenvolvimento de medicamentos tópicos nasais que fortaleçam a resposta imunológica no nariz, enganando-o para acreditar que está sob ataque por vírus e, assim, reforçando a proteção do corpo contra infecções respiratórias.


Publicado

em

,

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *